PROJETO EXERCENDO MINHA CIDADANIA

PROJETO EXERCENDO MINHA CIDADANIA
veja as ações do projeto, clicando aqui.

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Estagiárias do CEATICA falam de suas experiências na instituição no ENCOPE

As estagiárias de serviço social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, apresentam no Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE, realizado todos os anos, um trabalho falando de suas experiências no Centro de Apoio a Trablahos na área da Criança e do Adolescente.
Veja o resumo apresentado no evento:

EVIDENCIANDO AS AÇÕES DE CEATICA E SEU FAZER: A NECESSIDADE DE UMA RESIGNIFICAÇÃO

Autor: Alana Larisa dos Santos CavalcanteCo-autor: Yáskara Paula M. de SouzaCo-autor: Sheyla Alves da SilvaOrientador: Gilcélia Batista de Gois

O Centro de Apoio a Trabalhos e Iniciativas na Área da Criança e do Adolescente (CEATICA), constitui-se uma organização da sociedade civil de interesse público (SCIP), sendo uma Organização Não Governamental (ONG), cujo objetivo principal é contribuir com a construção de um movimento forte e articulado em torno da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Diante do exposto acima, o objetivo deste trabalho é evidenciar o fazer profissional desenvolvido pelo Serviço Social no CEATICA e a sua relação com efetivação dos direitos da criança e do adolescente. A metodologia utilizada deu-se através de leituras acerca da temática, como NETO (2005) observações, palestras, oficinas e projetos de intervenção. No período de setembro de 2006 a julho de 2008, deu-se a execução do estágio curricular da Faculdade de Serviço Social, através do qual elaborou um projeto de intervenção, que oferecesse suporte as atividades já existentes na ONG e com a finalidade de ampliá-las. Constatou-se, portanto que ocorreu uma maior inserção do Serviço Social em promoção de ações direcionadas aos diretos da criança e do adolescente, como a realização de fóruns de discussão acerca da temática. Em relação aos usuários da ONG, houve um maior conhecimento acerca de seus deveres e direitos. Percebemos que o fazer profissional do Serviço Social tem contribuído positivamente em alterar as formas de desigualdades, exclusão social e não efetivação dos direitos da criança e do adolescente, em consonância com o fortalecendo do processo de construção da cidadania destes sujeitos.

Palavras Chave: serviço social, fazer profissional, criança e adolescente, direitos

Fonte: http://www.uern.br/pesquisa/encope_trabalhoresumo.asp?c=1706
Acesso em: 23 de fevereiro de 2010

Nenhum comentário: